Emagrecimento, hipertrofia e diabetes: entenda como o alimento que você come age no seu corpo
- Rafael Bastos

- 24 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2021
Por que os médicos orientam reduzir o açúcar?
Por que tenho diabetes?
Por que engordamos?
Como emagrecemos?
Como formar músculos?
Entenda, de forma simples, como nosso corpo reage ao alimento que comemos

Ao comer, através de vários processos aumentamos a quantidade de glicose circulante no sangue.
O sangue passa pelas células e estas "avisam" ao pâncreas que é preciso produzir insulina.
O pâncreas aumenta a produção de insulina e ela, por sua vez, faz com que 3 processos* ocorram com a glicose presente no sangue:
Agora, para uma melhor compreensão, vamos comparar a glicose no nosso corpo com o dinheiro que recebemos...
1. Ao recebermos, primeiro gastamos o dinheiro com aquilo que é nossa necessidade imediata, certo? No corpo a insulina faz com que as células usem a glicose como fonte de energia para as necessidades imediatas.


2. Depois que gastamos nosso dinheiro com o que é necessidade imediata, guardamos o restante na carteira ou investimos em algo que queremos construir, como uma casa... No corpo não é diferente, o que sobra de glicose é armazenado no fígado (para gastar mais tarde), ou nos músculos para construí-lo (hipertrofia).


3. Se depois disso ainda estiver sobrando dinheiro, colocamos na poupança pra ficar bem guardado... No corpo, depois de usar a glicose para as necessidades imediatas e para as reservas de curto-prazo, se ainda estiver sobrando glicose, ela é armazenada em forma de tecido adiposo ("a gordurinha") como uma reserva de energia para ser usada no futuro... mais ou menos como uma poupança.


Agora que você entendeu como a glicose é usada, a função da insulina, a formação de músculo e o acúmulo de gordura no nosso corpo; no próximo post iremos explicar como o corpo reage quando ficamos algumas horas sem comer (jejum), como emagrecemos, porque nos sentimos mal e como o diabetes se desenvolve.




Comentários